segunda-feira, 16 de outubro de 2017

TELA FIRME: É NÓS NA TELA

Grande coleta de Emaús | reprodução facebook

Por Alexandre Soares *
Paloma Melissa **

O Tela Firme é um coletivo que inicia seu trabalho no ano de 2014, com a iniciativa da necessidade que os componentes têm em mudar a forma como o lugar é visto e mencionado nos grandes veículos de comunicação de massa, que em sua maioria, através das matérias divulgadas, criminalizam o bairro e seus moradores, o que acaba criando estereótipos de um espaço violento.

Segundo a membro Tela Firme, Ingrid Louzeiro, a princípio era um canal comunitário na internet que passava informação para visibilizar o bairro da terra firme “Nosso primeiro objetivo foi transformar aquele pensamento que ‘só mora bandido, ladrão e tal’. Daí resolvemos mostrar que a situação não é assim, que na terra firme existem várias pessoas trabalhadoras, estudantes e muita cultura, ou seja, desmitificar esse pensamento. E transformamos um projeto audiovisual em um coletivo de mídia”, conta Ingrid.

Por meio de produção audiovisual, o coletivo Tela Firme veicula seu material através das redes sociais (YouTube e Facebook), com o intuito de mostrar o que há de bom, os valores da periferia e está em sintonia com os diversos movimentos sociais que atuam na defesa da vida e dos direitos humanos. 
reprodução facebook

Outra ação são as parcerias que o coletivo tem com os movimentos sociais, como a UNIPOP (Instituto Universidade Popular), a Escola de Conselhos da Universidade Federal do Pará, UNICEF e articulações com várias instituições do bairro da Terra Firme.


Com essas parcerias o Tela Firme consegue apoio para suas produções, como resultado prático a produção do vídeo sobre o Grito dos Excluídos em 2014, a cobertura do ato público contra o tráfico humano organizado pela Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte 2 em julho de 2014, e um mini documentário intitulado “Poderia Ter Sido Você”, que abordou o extermínio de jovens retratando quatro chacinas ocorridas entre os anos 1994 e 2014 na região metropolitana de Belém. 

De acordo com Francisco Batista, membro e fundador do Tela Firme, o vídeo “Poderia Ter Sido Você” foi o posicionamento do jovens do coletivo contra as ocorrentes chacinas cometidas. “Pensamos nesse material, no vídeo, justamente para nos posicionar com relação à chacina de 2014. Fizemos o vídeo e resolvemos não expor as pessoas, familiares das vítimas, mas sim, nos colocar na condição de vítima e pegamos desde a chacina do Tapanã até a de 2014”, relata Francisco.

reprodução facebook

Em 2015 o Tela Firme ganhou a comenda “Paulo Frota” de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará pela atuação na defesa dos direitos humanos em especial com a produção do mini documentário “Poderia Ter Sido Você”.

* Articulador jovem da agência de notícias e estudante de jornalismo.
** Articuladora jovem da agência de notícias, estudante de Serviço Social e voluntária do Movimento Republica de Emaús.