sábado, 18 de novembro de 2017

UNIPOP realizará Encontro das Juventudes Amazônicas em celebração aos seus 30 anos

Por Alexandre Soares *

O Instituto Universidade Popular (UNIPOP) realizará no dia 02 de dezembro na Escola de Teatro e Dança da UFPA, das 8hs as 17hs, o #EncontroDasJuventudesAmazônicas para adolescentes e jovens de 15 a 29 anos, com o tema “Que cidade queremos para viver e o que estamos fazendo para conquistá-la?”, com apoio do FundoBrasil de Direitos HumanosAção Mundo Solidário e Fundação Luterana Diaconia. Um encontro voltado para jovens da Região Metropolitana de Belém para fortalecer a solidariedade e os movimentos de resistência e luta pelo direito à vida e à cidade, a partir da reflexão e debate sobre a atual conjuntura brasileira e o acirramento da violência nas periferias, principalmente em relação à juventude negra, definindo estratégias de diálogo entre diferentes olhares e práticas de grupos e organizações.

O Encontro é um das várias ações da UNIPOP em comemoração aos seus 30 anos, visto que desde 1998, o Instituto direciona ações específicas para o segmento juvenil, buscando através de redes e fóruns, assim estabelece processos que contribuam para o empoderamento cidadão desse segmento, para que possam enfrentar politicamente os problemas que as juventudes brasileiras e em especial, a paraense.

Segundo o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), o Pará é um dos Estados mais violentos do país. Somente no primeiro semestre de 2017, cerca de 2 mil homicídios foram registrados. A maior parte jovem e negra, residente nas periferias da Grande Belém. E oportunizar aos/às jovens com processos formativos para uma participação cidadã, é de extrema relevância, através disto, nos quais possam aprender novas formas de sociabilidade que lhes permita vivenciar novos valores, desenvolver uma visão política e praticar ações fundamentadas na ética, no respeito e no diálogo para compreender criticamente a sociedade em que vivem e agir coletivamente para transformá-la.

Por meio disto, o #EncontroDasJuventudesAmazônicas, contará com oficinais, mesas e outras dinâmicas, além de que o evento foi planejado a todo momento por jovens da Agência de Notícia Jovens Comunicadores da Amazônia (JCA) com outras organizações que tiveram o papel de colaborar na organização geral de todo processo e durante o evento como, Coletivo Tela Firme, Centro de Defesa do Negro no Pará – CEDENPA e Movimento Republica de Emaús. Ressalte-se que já participam de algumas ações da Agência de Notícias, nas Campanhas pela Democratização da mídia e Contra o Extermínio da Juventude Negra.

Para realizar a sua inscrição clique aqui.

* Articulador jovem da agência de notícias e estudante de jornalismo.

Serviço
Encontro das Juventudes Amazônicas
Local: Escola de Teatro e Dança da UFPA (Av. Jeronimo Pimentel, enquina com Dom Romualdo de Seixas)
Horário: das 8hs as 17hs

Mais informações: 3224-9074 / 98221-8000