terça-feira, 8 de novembro de 2016

UNIPOP e parceiros promovem lançamento da Agência de Notícia em Belém

Foto: Diego Teófilo

Por Ariane Barbora

Para somar com as diversas programações pautadas no contexto do mês da consciência negra, o Instituto Universidade Popular (UNIPOP), por meio do Programa: Juventude, Participação e Autonomia - JPA,  irá realizar na próxima quinta-feira (10), no Porão Cultural da UNIPOP, às 18h, o lançamento da Agência Jovens Comunicadores da Amazônia, em parceria com o Fundo Brasil de Direitos Humanos. O evento será aberto com uma roda de conversa “As juventudes negras e os meios de comunicação” e diversas intervenções culturais de artistas que utilizam a arte como uma forma de protestar e denunciar o racismo e a desigualdade tão presente na sociedade.

A Agência de Notícias, se constituiu a partir de um grupo de jovens  de entidades parceiras como o Coletivo Tela Firme, Rede de Jovens + Pará, Coletivo de Juventude Negra do Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará – CEDENPA, estudantes de comunicação, jornalista e educadores populares que vivenciaram processos educativos na Unipop. O objetivo dessa reunião é a constituição de um espaço de comunicação mobilizador contra o extermínio de jovens negro e pobres nas periferias, com o intuito de dar visibilidade a iniciativas positivas desenvolvidas por coletivos, grupos e organizações sociais.

O educador, comunicador popular e colaborador da Unipop, Diego Teófilo comenta sobre a oportunidade de construir outras narrativas sobre as juventudes e suas periferias com a Agência de Notícias Jovens Comunicadores da Amazônia. “ Esse processo de comunicação popular possibilita a desconstrução de estereótipos e visões equivocadas  no contexto em que vivemos, onde o extermínio de jovens negros tem se crescido. Por isso, o apoio de iniciativas iguais a esta,  a partir de edital público Fundo Brasil de Direitos Humanos, são de extrema importância”, defende.

Para jovem comunicadora Naiane Queiroz o lançamento da agência será “um dos momentos esperados para xs jovens que a compõem,  mostrando sim que existem  grupos/entidades/coletivos organizados que fazem acontecer uma luta contra o extermínio da juventude negra. E que  cada vez mais atuam de forma direta na sociedade, cada um na sua esfera. Por isso a Agência vem unir todxs para agregar valores/trocas, mostrando assim um contraponto ao que nos é mostrado na mídia tradicional” finaliza.

Serviço
Evento: Lançamento da Agência de Noticia Jovens Comunicadores da Amazônia
Data: 10/11/2016
Horário: 18:00
Local: Instituto Universidade Popular, Av. Senador Lemos, 557, Bairro Umarizal.
Mais Informações: 3224-9074 / 98221-8000