sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Uma Nova Trajetória


Foto: Vanessa Alves 

Por: Jorge Anderson* 

    Para se alcançar os objetivos é preciso ter força de vontade, disposição e organização para enfrentar os desafios nada favoráveis quando se trata de políticas públicas voltadas para as juventudes. Ainda mais quando esse público tem nome, cor e identidade. E que estão em situação de vulnerabilidade social e expostos ao descaso de um modelo de educação excludente. 

    Aconteceu no ultimo dia 10 (dez), no Porão Cultural da Unipop o lançamento da Agência de Notícias Jovens Comunicadores da Amazônia, ação realizada pelo Instituto Universidade Popular - UNIPOP, em parceria com o Fundo Brasil de Direitos Humanos, que conta com a parceria local do Coletivo Tela Firme, Jovens Mais Pará e Coletivo de Juventude Negra do Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará – CEDENPA. O desejo de concretizar um espaço de acesso à democratização da informação foi apresentado. 

    A Agência de Notícias Jovens surge para formar cidadãos críticos e com visões de mundo diferenciada, sobretudo em relação às narrativas pautadas pelas mídias tradicionais. Constituindo um espaço de mobilização, participação e de troca acerca da pauta sobre o extermínio de jovens, em especial, jovens pobres, negros e de periferias. Apresentando as práticas positivas desenvolvidas por grupos, coletivos, organizações sociais e demais formas de organização para combater as violações oriundas de processos alicerçados da sociedade. 

    A programação contou com a participação da Jornalista e Feminista Negra Flávia Ribeiro na roda de conversa sobre “As Juventudes Negras e os meios de Comunicação”, mediada por Maynara Santana, do Coletivo de Juventude Negra do CEDENPA e com as moderações dos articuladores jovens, integrantes da agência Marineia Ferreira e Sidney Silva. Na programação de lançamento também teve apresentação de vídeos temáticos e presença de diversos movimentos da cidade, além de intervenções artísticas como: O Projeto ParÁFRICA, MC Marcelo e Carol Pabic e o Grupo: A Coisa.

    A Jovem Ainá Caburé (27), moradora do bairro do Benguí e integrante do Grupo de Mulheres do Bengui, do coletivo Feminismo Periférico e do movimento de Mulheres do Fim do Mundo em entrevista destacou que “ficou grata pela iniciativa deste coletivo. Eu estava sem facebook, e foi através do grupo A Coisa que fui informada. Fiquei muito feliz em ver a autonomia de jovens que realizam esse tipo de trabalho. Bem como; a beleza gradual dos processos de empoderamento e florescimento dos sujeitos que se dispõem a estarem nesses espaços. Falar sobre Extermínio das Juventudes Negras nas grandes periferias me causa temor. Ando sem forças para usar redes sociais. Eu não consigo assistir Televisão, eu não consigo andar nas ruas sem que meu corpo fique tremendo, eu não consegui sequer assistir o vídeo até o fim proposto por vocês "Poderia ter sido você" do Tela Firme. Mas eu não desisti. Me calo para poupar minha mente e meu corpo. Mas é mais do que necessário que um projeto como a agência de notícias esteja firme na luta e nos ideais. É um alívio para minha alma”, finaliza. 

    O evento contou com a presença de um público com cerca de 60 pessoas de diversos movimentos como; Hackers da quebrada, Projeto Zhinga, Fórum Trans Amazônia, Fase Amazônia, Icamiaba TV, Iacep Amazônia, IPEL, Frente Parlamentar de Juventudes, Mandato do deputado Estadual Dirceu Ten caten, entre outros. 

    Patrícia Cordeiro educadora social da UNIPOP-JPA, enfatizou que realizar o lançamento de uma agência de notícias tendo como protagonistas, jovens residentes em bairros de periferia, que são o maior e melhor símbolo de resistência, é um alento. Sem se falar no papel que têm a agência, que é dar visibilidade a quem resiste ao descaso e ao racismo institucional. Empoderar as juventudes é de extrema importância e significado. Parabéns a UNIPOP e parceiros por acreditar nas juventudes, parabéns ao Fundo Brasil Direitos Humanos que dá munição para que as periferias e suas juventudes resistam, minha convicção é de que a saída é com as juventudes.” e finaliza citando trecho da música E vamos à luta de Gonzaguinha “Eu acredito na rapaziada, que segue em frente e segura o rojão”.

Clique aqui e confira os registros do que rolou no lançamento #AgênciaJCA. 

Clique e acesse os vídeos apresentados:
PODERIA TER SIDO VOCÊ
JUVENTUDES E NEGRITUDE

 * Jovem articulador da Agência de Notícias e estudante de Zootecnia da Universidade Federal Rural da Amazônia.